Agência mais premiada no Colunistas São Paulo em março último, a Africa Creative repetiu o desempenho no julgamento nacional e foi escolhida, esta semana, como a Agência de Comunicação do Ano do Colunistas Brasil, concorrendo com os trabalhos vencedores de Ouro e Grand Prix das regionais da premiação.
Foram 145 trabalhos disputando o Colunistas Brasil 2023, com a assinatura de 47 empresas vencedoras nas fases Norte-Nordeste, Brasília, Centro-Leste, Rio de Janeiro, São Paulo e Sul. E 24 — entre agências e produtoras que haviam se inscrito — sairam premiadas com 56 medalhas.
A Africa somou 11 medalhas, sendo dois Grandes Prêmios, em Design e em Mídia. Não por acaso, o júri, formado desta vez exclusivamente por jornalistas especializado em comunicação e por coordenadores do Colunistas, também decidiram homenagear os dois copresidentes da agência como os Publicitários do Ano: Sérgio Gordilho e Marcio Santoro.
O título de Profissional de Propaganda do Ano foi para Emerson Braga, diretor nacional de criação da Propeg, agência colocada em segundo lugar na premiação.
As agências do Rio de Janeiro tiveram um destaque no concurso, com 3mais, Alterlabs, Binder, Fino Trato, Made, Sides e WMcCann garantindo a presença no resultado nacional, incluive com direito a um GP de Digital da 3mais para a Prefeitura do Rio.
Presidido por Marcio Ehrlich (Janela Publicitaria), o júri contou também com Adonis Alonso (Blog do Adonis), Alexis Thuller Pagliarini (ESG4), Fernando Vasconcelos (Meio e Mídia), Jailson de Sá (Acontecendo Aqui), Kelly Dores (Propmark), Nelson Cadena (Correio da Bahia), Rejane Brum (Estúdio RB) e Tamires Soares Brito (Nosso Meio).
Todos os premiados podem ser vistos na página do Prêmio Colunistas 2023, do site da premiação.
Vejam aqui os trabalhos ganhadores dos Grand Prix: